revolução socialista
Revolução socialista é o nome dado a qualquer revolução inspirada no modelo econômico socialista, normalmente ligado ao comunismo. Um exemplo é a revolução socialista iniciada na Rússia em 1917 e na China em 1949.
Karl Marx considerava inevitável a ação política do proletariado na sociedade burguesa, o que inauguraria a construção de uma nova sociedade. Num primeiro momento seriam instalados o controle do Estado através da ditadura do proletariado e a socialização de todos os meios de produção, não existindo mais a propriedade privada. O objetivo final desta revolução seria o comunismo, que representaria o fim de todas as desigualdades sociais e econômicas.
• A Revolução Chinesa
A Revolução de 1949 implantou um sistema comunista autônomo na nação chinesa. Ao longo de sua historia a China foi um importante referencial tecnológico e cultural para várias populações asiáticas. Durante a Idade Moderna os chineses contavam com um comercio articulado por uma imensa frota que cruzava o mundo com suas mercadorias. Essa época perdeu seu vigor na medida em que os interesses das nações estrangeiras tomaram espaço. No século XIX, a China se transformou em um território entrecortado por regiões dominadas pelas grandes nações imperialistas.
No século XX, vemos que setores significativos da população chinesa começaram a defender a consolidação de um movimento de natureza nacionalista. Em 1900, o médico Sun Yat-sem capitaneou a fundação do Kuomintang, também conhecido como Partido Nacionalista. Nessa mesma época a Revolta dos Boxers (1898 – 1901) também teve grande contribuição para a articulação de um movimento defensor da autonomia chinesa e a expulsão dos estrangeiros.
A agitação provocada por tais movimentos acabou produzindo a Proclamação da República, em 1911. Mesmo com essa conquista e o enfraquecimento dos imperialistas após a Primeira Guerra Mundial, a China continuava não resistindo ao interesse dos estrangeiros,