surfactante
O líquido do surfactante também chamado de surfactante pulmonar consiste em uma hipófise aquosa e proteica, localizados na camada extracelulares dos alvéolos.
O surfactante atua nos alvéolos de forma a permitir a respiração em todos os seres vivos que respiram pelos pulmões. Quando não há presença do surfactante os alvéolos diminuem de tamanho, ao ponto de causar a impossibilidade de respirar.
A importância do surfactante no neonato é necessária para a maturação pulmonar sendo indicado para RNS prematuros que sofrem da síndrome da angustia respiratória, esta causada pela insuficiência de liquido nos pulmões.
O enfermeiro atuará de forma efetiva na observação e acompanhamento físico e clinico, orientando a sua equipe, onde os cuidados de enfermagem são de extrema importância para a recuperação do RN e auxiliando a equipe multidisciplinar.
4
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
- Orientar a sala de oitavo semestre de enfermagem sobre a importância do surfactante no neonato; 2.2 Objetivos Específicos
- Informar através de palestras o que é e para que serve a surfactante.
- Identificar a sua importância do surfactante para os neonatos.
- Indicar os cuidados de enfermagem com o surfactante em neonatos .
- Revisar o conhecimento sobre a utilização do surfactante no neonato.
- Orientar que a grande complicação da prematuridade é a deficiência de surfactante.
- Analisar a mortalidade dos neonatos prematuros na falta do surfactante.
- Atualizar e divulgar os conhecimentos disponíveis a respeito do uso do surfactante no neonato. - Mostrar que o aumento da complacência pulmonar com o uso do surfactante é essencial, pois diminui o esforço respiratório.
- Relacionar o uso do surfactante para manter com a expansão pulmonar e evitar a atelectasia.
- Esclarecer sobre os benefícios do surfactante facilitando a respiração dos neonatos.
- Informar que muitas doenças respiratórias são causadas pela ausência do líquido surfactante.