Surfactante
Fases do desenvolvimento estrutural:
O desenvolvimento estrutural do pulmão inicia-se precocemente na gestação e estendese até os oito anos de idade pós-natal. Caso ocorra algum evento, ou mesmo o nascimento prematuro, esta sequencia poderá ser alterada, interferindo com o desenvolvimento pulmonar normal.
O desenvolvimento pulmonar pode ser dividido em cinco fases:
1.
2.
3.
4.
5.
Fase embrionária
Periodo pseudoglandular
Período canalicular
Período sacular
Período alveolar
1> Fase embrionária:
A partir de quarto semanas de gestação, começa a se diferenciar do tudo digestivo um broto que dará origem a laringe e a traqueia, esta, por sua vez, se subdivide em dois ramos, que são os Brônquios fontes, direito e esquerdo.
2> Periodo pseudoglandular:
Compreende o período de sete a 16 semanas, quando ocorre o desenvolvimento ds vias aéreas inferiores com 20 ramificações, sendo os 8 primeiros ramos denominados brônquios, que apresentam cartilagem em sua parede. Os demais ramos, de 9 a 20 gerações, são os bronquíolos, que não apresentam cartilagem em sua parede. Após a décima-sexta semana não ocorre mais divisões e os brônquios e bronquíolos só cesrcem em tamanho.
Agravos durante este período podem resultar em anormalidades das conexões dos brônquios, tais como, cisto brônquico e enfisema lobar congênito.
Neste período também desenvolve-se a membrana pleural e os vasos linfáticos pulmonares. Ao redor de 7 semanas de gestação, ocorre a separação da cavidade torácica da peritoneal através da formação do diafragma, que é derivado das membranas pleuroperitoneais.
Caso não ocorra o fechamento completo do diafragma, as alças intestinais podem herniar para a cavidade torácica, interferindo com o desenvolvimento e crescimento do pulmão.
Periodo canalicular:
Compreende o período de 17 a 26 semanas, correspondendo ao desenvolvimento dos bronquíolos intra-acinares. Durante esta fase é formada a estrutura básica de