Determinação de Surfactante
AULA PRÁTICA
DETERMINAÇÃO DE SURFACTANTE
Grupo:
Aliny Ferreira
Clara Ribeiro
Luana Morais Mendes
Mayara Ruas
Pamela Bombarda
Disciplina: Química Sanitária
Professora: Ana Claudia Seixas
Campinas, novembro de 2013.
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Os surfactantes são moléculas que possuem atividade detergente. A estrutura química espacial é semelhante a um cotonete onde a parte de algodão seria a extremidade polar (solúvel em água) da molécula e a haste flexível seria a parte apolar (não solúvel em água) da molécula.
Essa estrutura química que apresenta dupla polaridade interage favoravelmente com as moléculas tanto de água como com as moléculas não solúveis em água (como os óleos e silicones não solúveis) é responsável pela atividade detergente.
Em muitos surfactantes como o Lauril sulfato de Sódio, a porção hidrofílica (que tem afinidade pela água) da molécula é encontrada em uma das extremidades sendo conhecida como “cabeça”. A porção hidrofóbica (que tem afinidade pelas substâncias não solúveis em água) geralmente contém vários grupos de carbonos conhecidos como cadeia alquílica ou arílica quando apresenta composto aromáticos sendo está porção da molécula conhecida como “cauda”
A grande maioria dos surfactantes disponíveis comercialmente são sintetizados a partir de derivados de petróleo. Entretanto, o crescimento da preocupação ambiental entre os consumidores, combinado com novas legislações de controle do meio ambiente levaram à procura por surfactantes naturais como alternativas aos produtos existentes.
Atualmente, nos países industrializados 70-75% dos surfactantes consumidos são de origem petroquímica, enquanto que nos países em desenvolvimento os compostos de origem natural predominam. Entretanto, nos países industrializados existe uma tendência para a substituição dos surfactantes sintéticos pelos naturais.
2. OBJETIVO
Temos