Sociedade e natureza
PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA DISCIPLINA
CLIMATOLOGIA DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO
CEFET-MG
Vandeir Robson da Silva Matias1
RESUMO: A busca da sociedade por uma qualidade de vida ambiental contribui para a oferta de cursos de nível médio, superior e pós-graduação vinculados ao meio ambiente em todo Brasil. O CEFET-MG, a partir da demanda por profissionais habilitados em contribuir de forma consciência e crítica no planejamento e gestão ambiental, passou a ofertar o Curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade de Educação Profissional
Subseqüente ao Ensino Médio. O objetivo desse artigo é relatar as contribuições da disciplina Climatologia na Formação dos futuros técnicos, haja vista, as discussões em torno do aquecimento global e a relação sociedade e natureza.
PALAVRAS-CHAVES: Climatologia, Meio Ambiente e Educação Profissional
Introdução
As mudanças desencadeadas pela sociedade do conhecimento geram a necessidade de se vislumbrar novos olhares sobre o meio ambiente, sobretudo o que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. De tempos em tempos, sociedade é pressionada por mudanças, tanto do ponto de vista filosófico quanto pragmático. Alguns acreditam que a partir dessas mudanças ocorrerá a justiça ambiental no contexto atual.
A fim de promover a prática da cidadania e a participação social em prol de um mundo mais sustentável as diferentes áreas do conhecimento produzem pesquisas e trabalhos para contribuir com o debate das questões emergentes como o aquecimento global. As Geociências em especial a Climatologia esta presente na sociedade gerando reflexões essenciais ao exercício do cotidiano sustentável e ao viver bem em comunidade.
1
Professor do CEFET-MG, Geógrafo, Doutorando em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela
PUC-MG e Mestre em Geografia pela UFMG,
Dessa forma, os conhecimentos climáticos contribuem na sua totalidade para o
entendimento