revolução russa
Revolta – movimento que reivindica, mas não propõe a mudança do regime vigente.
Revolução – quando todos os pontos fundamentais que sustentam a sociedade invertem-se completamente.
Antecedentes:
- Império Russo = maior nação do mundo e mais atrasada também; 1880 – fim da servidão e começo das indústrias.
- Família Romanov no poder – absolutismo e violência contra oposicionistas.
- Antes da 1ª Guerra Mundial a Rússia guerreou contra o Japão (1904 – 1905) pela disputa da Manchúria e da Coreia (expansionismo).
- Rússia perdeu. A população se revoltou porque faltavam alimentos e carvão. Exigiu com o apoio da burguesia que queria o progresso e reformas liberais. O czar Nicolau II criou o Parlamento (Duma) que podia vetar decretos reais e convocar eleições.
- Mas não durou muito. O czar voltou a fazer as coisas como ele queria.
- Com a entrada da Rússia na 1ª Guerra Mundial, mais uma vez o governo impôs a população sacrifícios materiais e humanos.
- Rússia não tinha condições de enfrentar a Alemanha, tão moderna e tão armada.
- A Rússia perdeu a batalha, mais de 1.000.000 de pessoas já tinham morrido também porque os exércitos eram mal-treinados e mal-organizados.
- Sendo assim o ambiente era favorável a difusão de ideias de reformas sociais defendidas por liberais (burguesia) e socialistas (o povo).
- Socialistas – organizados no Partido Social Democrata se baseavam nas ideias de Marx de revolução dos trabalhadores e sua tomada do poder, desde 1903.
- Partido Social Democrata divide-se em mencheviques e bolcheviques.
- menchevique (minoria) –defendia um processo gradual para as transformações sociais e políticas que dependeria da transformação econômica decorrente da industrialização e governo baseado na Duma.
- bolcheviques (maioria) – defendia a revolução, a implantação da ditadura do proletariado, que faria a reforma agrária e acabaria com a desigualdade econômica e social.
Bolcheviques- líder Lênin, escrevia livros no qual