Revolução praieira
A instabilidade verificada nas províncias na época da regência foi sendo naturalizada. Em 1844, foram derrotados os balaios no maranhão; os levantes liberais de São Paulo, Em 1848, eclodiu na província de Pernambuco a revolução Praieira, movimento que Iris se estender até 1850.
O movimento foi apelidado de revolução praieira porquê o principal jornal divulgador dos ideais dos revoltoso, o diário novo, tinha sua sede na rua da praia, em Recife.
A região do prata transformou-se, especialmente a partir de 1850, no centro das atenções da diplomacia brasileira. Desde o período colonial portugueses e espanhóis disputaram o domínio sobre região platina.
Brasil contra oribe e rosas
Desde a independência do Uruguai em 1828 o governo do país era disputado por dois partidos políticos: o Blanco e o colorado o Blanco representava os grandes proprietários de terra e criadores de gado. O colorado era formado pelos comerciantes uruguaios que contavam com o apoio aberto das autoridades brasileiras e pelo governador da província argentinas de correntes e entres rios.
A Guerra do Paraguai
Desde a sua independência em 1813, o Paraguai experimentou um desenvolvimento crescente com base num projeto substituição de importações e incremento da economia interna.
Em 1864 o Paraguai possuía um exército bem treinado e suficientemente forte para ensão do navio brasileiro Marquês de Olinda, que navegava pelo Rio Paraguai.
A ofensiva paraguaia continuou com a invasão do Mato Grosso e também no norte da Argentina. Em resposta ao avanço paraguaio, Brasil, Argentina e Uruguai organizaram. Em 1865 a tríplice a aliança que visava a disposição de Solano Lopez e a definições de novas fronteiras na região.
O Paraguai sendo a nação agressora deveria arcar com todos os custos e prejuízos causados pelo