Revolução industrial
Resposta: Com o surgimento da Revolução Industrial meados do século XVIII na Inglaterra, o processo produtivo sofreu mudanças significativas, como a substituição da manufatura para a maquinofatura, que se deu graças às invenções de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão coque (que é um subproduto do carvão mineral) e a máquina a vapor. A fiandeira mecânica e o tear mecânico, que causam uma revolução produtiva à época e as fábricas passam a produzir em série, surge a indústria pesada (aço e máquinas). E com a invenção dos navios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.
2. Por que a máquina supera o trabalho humano?
Resposta: Algumas das razões da máquina superar o trabalho humano são: sua alta capacidade de produção em massa, sem limitações quanto aos horários. Sem vínculos empregatícios que gera mais investimentos financeiros por parte dos gestores e sem a disponibilidade de ficar doente.
3. Mencionar as novas relações entre o capital e o trabalho. Resposta: O capitalismo se tornou o sistema financeiro e econômico vigente, e novas relações entre capital e trabalho foram impostas. A burguesia industrial buscava maiores lucros, com menores custos e uma produção acelerada. Primeiramente, a revolução afetou a produção de bens de consumo, e depois aos bens de produção. A partir desse novo sistema, as cidades começaram a crescer bruscamente, as chances de conseguir ganhar a vida no campo eram mínimas, e grande parte das terras pertenciam aos grandes proprietários, que expulsavam os pequenos camponeses. A única forma de garantir a vida, era trabalhar como operário, e a partir daí surgiu a classe social dos proletariados.
4. Quais foram as transformações que ocorreram nas relações entre nações? Resposta: O novo sistema industrial transforma as relações sociais e cria