Revolução industrial
A Revolução Industrial Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Antes da revolução industrial as atividades produtivas eram artesanais e manuais (daí o nome manufatura), talvez algumas máquinas muito simples.
Os trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.
Quando surgiu a revolução industrial os trabalhadores perderam seus empregos para as maquinas, eles passaram a trabalhar controlando as maquinas.
A revolução industrial foi causa da primeira Guerra mundial por que no final do seculo 19 muitos colonizadores estavam buscando novas terras e roubando de seus inimigos.
A Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Europa devido a três fatores: 1) os comerciantes e os mercadores europeus eram vistos como os principais manufaturadores e comerciantes do mundo, detendo ainda a confiança e reciprocidade dos governantes quanto à manutenção da economia em seus estados; 2) a existência de um mercado em expansão para seus produtos, tendo a Índia, a África, a América do Norte e a América do Sul sido integradas ao esquema da expansão econômica européia; e 3) o contínuo crescimento de sua população, que oferecia um mercado sempre crescente de bens manufaturados, além de uma reserva adequada (e posteriormente excedente) de mão-de-obra.
O motor a vapor
As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias.
As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de