revolução industrial
Máquinas foram construídas, assim poupava tempo e trabalho humano. Aumentava a produção e o lucro das empresas, uma das máquinas que fez com que isso acontecesse foi a Máquina a vapor. Essa transformação foi possível devido ao liberalismo econômico, a acumulação de capital e é claro ,ao desenvolvimento de novas máquinas. A Burguesia começou a investir nas indústrias e camponeses começaram a trabalhar nessas fábricas (formando uma nova classe social, o proletariado).O desenvolvimento industrial acabou arruinando os artesãos ,pois os produtos eram confeccionados com muito mais rapidez.
Graças a Marinha Inglesa a Inglaterra vendias seus produtos para vários países, logo os mesmo acabaram por adotar essa prática, assim a Revolução industrial chegou até a França, Alemanha, Rússia, Itália, EUA.
A Revolução Industrial trouxe riqueza para os burgueses; porém, os trabalhadores viviam na miséria. Muitas mulheres e crianças faziam o trabalho pesado e ganhavam muito pouco, a jornada de trabalho variava de 14 a 16 horas diárias para as mulheres, e de 10 a 12 horas por dia para as crianças.
Alguns trabalhadores, já cansados dessa miséria, resolveram agir de diferentes formas:
Ludismo: Os luditas quebravam máquinas , dizendo que as mesmas tiravam o trabalho dos homens obrigando-os a passar horas e horas a mais de trabalho.
Movimento Cartista: Onde exigiam condições de trabalho (salário mínimo, 8 horas de trabalho, folga semanal)
Existem três modelos de produção industrial:
Fordismo: O processo no qual cada operário realiza uma única tarefa, conhece apenas uma parte da produção industrial, produção em massa. As fábricas ocupavam grandes áreas e possuíam um complexo sistema de controle
Taylorismo: Onde homens controlam os homens, sem a ideia do patrão opressor. Tudo é impessoal , regido por normas e regras. Possui um sistema de prêmios para funcionários exemplares onde faziam com que ocorressem disputas e solidariedade entre os trabalhadores.