Revolução Industrial
Nos primórdios da presença humana na Terra, as modificações que o homem produzia eram muito pequenas, sobretudo, antes do desenvolvimento da atividade agrícola. No decorrer da história da humanidade, com o crescimento populacional e com o desenvolvimento de novas técnicas, o domínio de novas tecnologias e os novos instrumentos de produção, as intervenções nas paisagens foram sendo cada vez mais intensas e amplas.
Nesse sentido, um marco na relação sociedade-natureza e no estabelecimento de novas formas de produção foi a Primeira Revolução Industrial.
A revolução industrial e suas profundas transformações sócio econômicas que se iniciou principalmente na Inglaterra onde essa revolução representou a passagem da manufatura à indústria mecânica. Como consequência da introdução de máquinas na produção, onde antigamente era exigido o trabalho de várias pessoas, com as máquinas havia a necessidade de poucas. Neste período houve grande exploração na jornada de trabalho onde não pouparam nem criança nem mulheres.
Conceito
A expressão "Revolução Industrial" refere-se ao conjunto de transformações técnicas e económicas que se iniciaram na Inglaterra na segunda metade de século XVIII e que ao longo do século XIX se espalharam por praticamente toda a Europa e América do Norte. A invenção da máquina a vapor e a sua posterior aplicação à indústria e aos transportes é considerada como a grande causa do despoletar da Revolução Industrial. De fato, foi a máquina a vapor que provocou a rápida e drástica alteração dos modos de produção, nomeadamente a passagem da manufatura para a maquinofatura e o surgimento de técnicas de organização e racionalização do trabalho e de produção em massa.
Histórico
A Primeira etapa da Revolução Industrial. Essa Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18, que teve como um dos principais acontecimentos a