tecnologia do dna recombinante e clonagem genica
Segmentos de DNA humano e plasmídios retirados de bactérias podem ser cortados pela mesma enzima de restrição, e os fragmentos resultantes podem ser unidos, formando um DNA recombinante entre o plasmídio e o DNA humano. Recolocado na bactéria, o plasmídio recombinante duplica ao mesmo tempo que o DNA bacteriano, permitindo a formação de novas cópias, em um processo de amplificação denominado clonagem molecular.
Ache os cursos e faculdades ideais para você !
6. A técnica do PCR
A clonagem molecular por meio de bactérias é um processo eficiente, porém trabalhoso, delicado e relativamente demorado. Na década de 1980, desenvolveu-se uma técnica muito mais rápida para a produção de cópias de DNA, denominada PCR (Polymerase Chain Reaction = Reação em Cadeia da Polimerase).
A partir de um DNA molde a ser copiado, são utilizadas pequenas seqüências iniciadoras; nucleotídeos e a enzima DNA polimerase são empregados em um mecanismo cíclico e automático, que permite a produção de múltiplas cópias do segmento inicial.
O processo trabalha com amostras mínimas de DNA, extraídas de pequenas quantidades de sangue, pele, folículos pilosos, esperma ou até mesmo de fragmentos de fósseis.
A finalidade da PCR é produzir rapidamente grande quantidade de cópias de determinado DNA, tornando-as disponíveis para estudo.
7. Aplicações da Engenharia Genética
A tecnologia do DNA recombinante tem um grande número de aplicações. Entre elas, pode-se incluir:
Utilização de sondas (seqüências de DNA complementares) que reconhecem pequenas seqüências repetidas de nucleotídeos distribuídas ao longo do DNA de um organismo. Denominadas minissatélites, ficam fora dos genes e têm