revolução industrial
A Revolução Industrial começou em Inglaterra no final do século XVIII, com a aplicação de inovações técnicas noscampos da indústria e dos transportes e com a descoberta de uma inovadora fonte de energia produzida pelo vapor, quese revelou verdadeiramente revolucionária. A sua aplicação nos trabalhos industriais e em meios de transportes sobrecarris e na navegação veio alterar profundamente os sistemas produtivos e a vida dos homens.
As três grandes Revoluções Industriais andaram sempre ligadas à descoberta de novas fontes de energia. Se no final doséculo XVIII e início do século XIX as novidades eram a máquina a vapor e o carvão, na Segunda Revolução Industrial,final do século XIX, inícios do século XX, a grande conquista foi a eletricidade e o motor de explosão; enquanto que nosnossos dias alguns países se encontram numa terceira fase desta revolução, caracterizada pelo uso da energia nuclear edas chamadas ''energias alternativas".
A Inglaterra foi o país pioneiro, que liderou todo este processo de renovação tecnológica, porque nesse território seconcentraram um conjunto de fatores favoráveis a esta mutação tão profunda, que implicou uma mudança radical davivência de muitas pessoas em todo o Mundo.
Tudo começou por volta de 1780, o ciclo de profundas transformações técnicas e tecnológicas a que se deu o nome deRevolução Industrial, como se viu, desencadeado pela introdução da máquina a vapor, aperfeiçoada por James Watt epela conjugação de uma série de condicionalismos favoráveis: visão política, abundância de capitais, mão de obranumerosa, disponibilidade de matérias-primas, recursos naturais, amplos mercados.
Na Inglaterra o arranque da Revolução Industrial foi precoce, porque a burguesia britânica era muito ativa, talvez maisativa do que as suas congéneres europeias, por ser favorecida por um regime político-liberal, por se ter desenvolvidoatravés da acumulação de riqueza nos domínios coloniais, e por reinvestir os