Condução da seiva elaborada
Seiva é o líquido que circula por toda a planta e preenchem os espaços internos para alimentar as suas células.
Seiva elaborada é formada, principalmente, por glicose que é produzida no processo de fotossíntese.
Coleta de seiva da seringueira
Floema
Floema é um vaso condutor de seiva elaborada, que se localiza bem próximo da casca da planta e só é encontrado em plantas vasculares.
Anel de Malpighi
Existe uma técnica que é a retração do anel de Malpighi para matar árvores, que consiste em retirar um anel da casca de uma árvore e depois de algum tempo verifica-se que existe um acúmulo de seiva elaborada na região superior ao anel da casca. Isso ocorre, pois quando é retirado um anel da casca, remove-se também uma parte do floema da planta, interrompendo o fluxo da seiva das folhas ate a raiz. Quando a raiz deixa de receber glicose elas morrem por falta de nutrição, isso acontecendo não haverá a absorção de água e sais minerais, sendo assim a planta deixa de fazer fotossíntese e morre. Como mostra na imagem:
Teoria do fluxo por pressão
Ernst Munch elaborou em 1927 a teoria do fluxo por pressão ou teoria do fluxo de massa, que é a mais aceita atualmente para explicar o transporte de seiva elaborada sobre pressão no floema. Segundo essa teoria, a seiva elaborada move-se através do floema, desde onde é produzida com concentração alta até o local que é consumida com concentração baixa, por pressão. Essa teoria pode ser demonstrada por meio de um modelo físico simples:
Temos um tubo que conecta dois balões, no balão A tem-se uma solução muito concentrada em açúcar, no B tem somente agua pura e o tubo é imerso