Revolução Industrial
O que mudou no dia a dia do homem após a Revolução Industrial
Por Daniela Salezia Adriano
A revolução industrial foi a transição da produção existente em sua época para novos processos de fabricação, e existem algumas variações da cronologia de seus acontecimento conforme alguns historiadores. A versão mais atual é de que a revolução estourou na década de 1780 e não foi totalmente percebida até a década de 1830 ou 1840.
Nesta transição se deu como grande fato a evolução de métodos de produção artesanais para produção por máquinas, e por assim a substituição de combustível de produção da madeira para o carvão. Com estas evoluções novos produtos químicos foram produzidos, bem como o aumento da eficiência da energia da água e o crescente uso da energia a vapor tomou a frente quando o assunto era produção em grande escala.
Alguns relatos de historiadores dão conta de que quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados por este marco na história mundial.
Em particular uma das principais mudanças no dia a dia do homem, fora o crescimento sustentável de sua espécie por consequência da estabilização de sua renda média. Houve sem duvida alguma um processo importante de mudança na economia e na sociedade de forma geral.
Um grande aspecto que devemos considerar como mudança é a reorganização das tarefas humanas, que após a revolução causou grande impacto nos ajustes.
Resumidamente o que podemos considerar como um grande marco de mudança no dia a dia do homem é a sua mentalidade quanto ao cooperativismo humano, que a partir da revolução dia após dia ficava claro que o capitalismo iria tomar conta de todo o processo de produção, por assim a tecnologia assumindo o formato humano nos trabalhos que antes cooperados produziam as maiores riquezas deste mundo!