Resenha crítica das DCN's do curso de Química
1133 palavras
5 páginas
E educação se encontra numa nova fase de estudos, uma nova perspectiva educacional deve ser repensada. Com a ampliação de novas tecnologias faz-se a necessidade de uma nova estrutura educacional dos cursos superiores, bem como em todo o campo pedagógico. Deve-se levar ainda em conta à nova sofra de alunos que estes campos de estudos estão absorvendo e posteriormente lançados ao mercado de trabalho, uma safra informatizada e superficial. Devido a este grande avanço tecnológico e a vasta facilidade de absorção de informações, a educação tem por necessidade acompanhar todo este avanço, que este novo século fornece.
A universidade que se apresenta na forma atual, é simplesmente um reduto aonde recebemos o conhecimento, mas não sabemos transportar estas informações aos demais, há uma forma de ensinar sem qualquer forma pedagógica, aonde o aluno simplesmente memoriza o que lhe é fornecido e as aulas são simplesmente fundamentadas no professor e não no saber em conjunto. Segundo Libâneo, o ensino tradicional esta centrado apenas na didática da transmissão de informação, o que é justamente verificado na forma pedagógica da maioria dos professores universitários.
Nas áreas exatas, este reestruturação educacional é muito mais necessária em virtude do próprio profissional que esta área forma, que se converge mais a parte técnica e de memorização. Já nos cursos de bacharelado das exatas a parte pedagógica é completamente descartada, fora o fato dos próprios professores não corresponderem de forma pedagógica em sala de aula.
Visando esta reestruturação educacional, é feito uma análise das diretrizes curriculares, que nada mais é do que um avaliação dos pontos a serem mudados e verificados se a uma conformidade ou não com o profissional formado.
Após a leitura destas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Química vejo a necessidade de mudança em alguns pontos específicos que serão relatados adiante.
O perfil de formando estipulado por estas diretrizes, de