Revolução Industrial
Aspectos históricos
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas, período conhecido com Revolução Industrial, que ao mesmo tempo em que contribua para evolução populacional, agravava um problema hoje muito discutido.
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. A burguesia industrial, desejando maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Foi um momento decisivo na história da humanidade que transformou a sociedade rural e agrícola em uma sociedade basicamente urbana e industrial.
Antes da Revolução Industrial havia poucas indústrias e a maioria dos produtos manufaturados era feita em casas situadas nas zonas rurais. A burguesia distribuía as matérias-primas aos trabalhadores e recolhiam os produtos acabados. “Os burgueses, donos das matérias-primas, pagavam pelo trabalho realizado e procuravam mercado para seus produtos. O modo de vida variava pouco de uma geração para outra, e a maioria dos filhos seguia o ofício dos pais”, informa o artigo “A revolução que mudou o mundo capitalista - Revolução industrial”.
Já o século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas, que resultou em uma mudança econômica e de vida. As máquinas à vapor revolucionaram o modo de produzir e a invenção de mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a fiandeira mecânica e o tear mecânico surpreenderam ao analisar que com a produção em série, proporcionavam maior produção, reduziam o tempo gasto e obtinham lucro se comparado a métodos anteriores. Surge também a indústria pesada (aço e máquinas).
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, em um tempo mais curto e com