Lobulo Frontal
Vamos definir os termos :
Espiritualidade: prática religiosa que tem a ver com o relacionamento de fé que se inicia entre o homem com esse Ser superior e perfeito que o criou: DEUS.
Saúde: a Organização Mundial de Saúde definiu que, “a saúde não é apenas a ausência de doença, é o estado mais completo de bem-estar físico, psíquico e social”.
Com isso podemos concluir que a espiritualidade tem efeitos positivos na saúde.
Harold Koening, psiquiatra, apontou que os diversos modos da fé religiosa promovem a saúde mental daqueles adultos mais velhos que sofrem desafios em sua saúde física, pois a espiritualidade promove atitudes de esperança, mudança e cura.
Em 1997 ele fez distinção entre vários modos de firmeza religiosa, dentre eles estão:
- A apreciação de Deus como benevolente.
- A busca de um relacionamento íntimo com Deus.
- A oração e o perdão.
- Busca de apoio espiritual na congregação.
Através destes estudos tem-se demonstrado inequivocadamente que os praticantes ativos de uma crença podem obter benefícios físicos e mentais, dentre eles um sistema imunológico mais resistente.
Fica então claro que a Espiritualidade e a Saúde há uma conexão diretamente proporcional; quanto melhor estiver a vida espiritual, o impacto sobre a saúde vai ser favorável. Não é só o que as igrejas dizem, a ciência está reconhecendo e recomendando. “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:33).
Lennín Guamán – UE
Página 15
Tema: ESPIRITUALIDADE e o LÓBULO FRONTAL
“e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome”. (Apocalipse 22:4)
Em 1848, Fineas Gage, capataz do trem, sofreu um trágico acidente. Uma dinamite explodiu e um pinçote metálico, incrustou-se na bochecha esquerda, passou por trás do olho esquerdo e atravessou-lhe o cérebro para depois sair pela parte superior do crânio. Miraculosamente Fineas sobreviveu, com total força