Metodo de purificação de substancia
Métodos de purificação de substâncias
Resumo:
Um dos grandes desafios da Química tem sido a obtenção de substâncias puras a partir de misturas, já que a maioria dos materiais na natureza é formada por misturas de substâncias. As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas, em função do número de fases que apresentarem.
Introdução:
As soluções são comuns em nosso cotidiano e fundamentais para nossas vidas e para o estudo da Química. Por exemplo, o ar que respiramos é uma solução de oxigênio, nitrogênio e outros gases. De modo geral soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, sendo que a substância que está dispersa é chamada de soluto e aquela que possibilita dissolução do soluto é o solvente.
Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema.
Materiais e métodos:
Aparelhagem:
-Proveta graduada
-Béquer
-Balança analítica
-Funil simples e filtro de papel
-Tubo de ensaio
-Suporte universal
-Bureta graduada
-Pera
-Pisseta
Experimento 1:
Substâncias:
-Hidróxido de bário;
Fórmula Molecular: Ba(OH)2
-Sulfato de sódio;
Fórmula Molecular: Na2SO4
-Cloreto de ferro III;
Fórmula Molecular: FeCl3
-Água destilada;
Fórmula Molecular: H2O
Procedimentos:
● Primeiramente colocou-se 25 mL de hidróxido de bário (incolor) utilizando a proveta graduada e a pera, então o líquido foi transferido para um béquer. Em seguida, com outra proveta mediu-se 25 mL de sulfato de sódio (incolor). ● O sulfato de sódio foi despejado lentamente na vidraria contendo a primeira substância, ocasionando a reação: Ba(OH)2 (l) + Na2SO4 (l) BaSO4 (s) + 2NaOH (l) Com isso, observou-se que a