Revolução Industrial
Trabalho elaborado por:
Revolução industrial – Introdução
A primeira revolução industrial teve início na Inglaterra em meados do século
XVIII e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. É caracterizada pela passagem da manufatura à indústria mecânica.
Foi o processo em que a era da agricultura foi superada, a máquina foi substituindo o trabalho humano, criou-se uma nova relação entre capital e trabalho.
Transportes e Máquinas (1ª Rev. Industrial)
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, que revolucionaram o modo de produzir, são disso exemplo. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Thomas Newcomen foi um ferreiro e mecânico inglês. É considerado o pai da máquina a vapor. Em 1698 inventa uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão. Apresentada em 1705, foi a primeira máquina movida a vapor.
James Watt foi um matemático e engenheiro escocês. Em 1765 aperfeiçoa o modelo de Newcomen. O seu invento deflagra a revolução industrial e serve de base para a mecanização de toda a indústria. Construtor de instrumentos científicos, destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, que se constituíram num passo fundamental para a Revolução Industrial.
Locomotiva: importante avanço nos meios de transporte
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor e os comboios a vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.
Todos estes progressos técnicos provocaram muitas alterações no regime de produção. A manufatura foi substituída pela maquinofatura.
As