Barragens
Para obtenção das Imagens Raster, que no nosso caso foram Imagens SRTM utilizou-se o site: http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/download/index.htm.
Foi utilizada a carta SD-22-Z-C, que se encontra a noroeste do estado de Goiás.
Delimitação da Bacia Hidrográfica
Mudar o datum da carta (GCS WGS 1984) para o datum da hidrografia do IBGE (GCS SAD 69). Para tanto utiliza-se um módulo do software chamado ArcCatalog. Dentro desse módulo, que parece com o Windows Explorer, procurar o arquivo SD-22-Z-C. Clicar com o botão direito do mouse e selecionar Propriedades. No tópico Spatial Reference observar que aparece o Datum da carta (GCS WGS 1984). Clicar em Edit / Select / GCS / South America / SAD69. Aplicar.
Projetando a carta em UTM: no módulo ArcMap utiliza-se a extensão ArcToolbox. Dentro dessa extensão seleciona-se Data Management Tools / Projections and Transformations / Raster / Project Raster. Verificar se no campo “Input Coordinate System (optional)” aparece o sistema de coordenadas geográficas GCS_South_American_1969 (SAD69). Se isso não acontecer é porque o programa não atualizou as informações feitas no ArcCatalog. É necessário, assim que realizada a mudança de coordenadas, fechar o mesmo. Após efetuada a projeção MDE, verificar se no campo direito abaixo na tela principal do programa aparece as coordenadas em UTM (Meters).
Uma das grandes dificuldades de se trabalhar com imagens de satélite são os NoDatas. Estas células não possuem valores, portanto não são identificadas como depressões. Para verificar a existência das mesmas utiliza-se o comando Is null da extensão Spatial Analyst. Caso haja problemas de NoDatas no MDE será necessário reinterpolar o mesmo com a função Focal Statistics da extensão Spatial Analyst.
Não tendo sido encontrados NoDatas processa-se a direção de escoamento do