Revolução Industrial
Chamamos de Revolução Industrial um conjunto de transformações ocorridas de modo geral na Europa Ocidental entre os séculos XVIII e XIX. Tais transformações referem-se diretamente com a substituição da produção artesanal e manufatureira pela produção em série realizada por trabalhadores assalariados com o uso predominante de máquinas. O processo de industrialização se inicia na Inglaterra em meados do século XVIII alcançando outros países.
Evolução Tecnoindustrial
Até o século XVIII a atividade industrial passa por varias transformações ao que se refere á aspectos técnicos e de organização do trabalho. Entre essas transformações destacamos:
Produção Artesanal ou Artesanato
A maior parte realizada manualmente apenas com auxilio de ferramentas em pequena escala, o artesão trabalhava em sua casa ou em sua oficina era um trabalho demorado e difícil.
Produção Manufatureira ou Manufatura
Em uma oficina vários artesãos executavam as tarefas manuais usando ferramentas sob, o controle do dono da manufatura. Nessas mesmas oficinas começou a ser implantado um sistema de divisão de trabalho pelo qual cada artesão era responsável por cumprir uma tarefa na fabricação de uma mesma mercadoria.
Produção Mecanizada ou Maquinofatura
Quando os avanços técnicos se aliaram ao aperfeiçoamento dos métodos produtivos desencadeia na criação das máquinas industriais e a produção em série dando origem á maquinofatura. Nesse tempo as maquinas substituem todas ou quase todas as ferramentas e muitas vezes os trabalhadores, esse deixa de ser artesão e passa a ser operário assalariado sob a gerencia do proprietário ou encarregado. Essa produção mecanizada foi um processo chamade Revolução Industrial.
O pioneirismo Industrial inglês
Esse grande processo de mecanização ocorreu primeiro na Inglaterra e isso não foi por acaso pois foi nesse mesmo país que ocorreu a primeira revolução burguesa, então a burguesia inglesa aliada com a nobreza rural torna-se um grupo