Revolução Industrial
A divisão internacional do trabalho e as trocas desiguais
Atualmente , a nossa economia é formada por um sistema de relaçoes de produtos e de relaçoes de troca que envolve o mundo todo . A integração economica do mundo se baseia na existencia de países industrializados e suas respectivas áreas isso se chama Divisão internacional do trabalho (DIT) . Álem do grau de desenvolvimento das forças produtivas e dos diferentes niveis da estrutura economica, a DIT se relaciona com a diversidade do meio natural e das condiçoes socias . Á teoria das vantagens comparativas , segundo a qual as trocas comerciais favorecem todos os países participantes . Por esse defensores pregam o livre-comercio internacional , sem qualquer tipo de protecionismo ou de barreira alfandegária .
A DIT E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL .
Primeira revolução industrial : O papael principal das colônias foi o de fornecedor de materia-prima e consumidor dos produtos industrializado .
Segunda revolução industrial : Surgiu dois novas potencias (Alemanha e EUA)e passaram a dividir o mundo colonial . A periferia do sistema capitalista , tornou – se área para a exportação e atuação dos monopolios . E permitiu países como o Brasil e a argentina, países periféricos serem industrializados . Com o fim da segunda guerra mundial , e a criação de uma nova divisão do trabalho , e novos interesses geopoliticos como o socialismos e entrou em conflito com o mundo capitalista expressando-se soba forma de ajuda dos EUA e da URSS ( emprestimo,investimento,melhores condicoes para o comercio ) . Esse processo ajudou países da periferia do sistema se industrializar .
Terceira revolução industrial : Trouxe a tecnologia para as industrias , e outros países , passaram a ser fabricantes de menor tecnologias . Surgiu , assim uma nova DIT de um lado ,fornecedor de materias-primas e de produtos intensivos em mão de obra ; de outro , fornecedores de produtos intensivos em tecnologia.
A PRIMEIRA REVOLUÇÃO