ddddddddeeadae gdfsdafd
2046 palavras
9 páginas
Capítulo 5 - você também pode fazerA seguir, você vai se deparar com três textos que são verdadeiros desafios à sua criatividade.
Primeiro, um sonho. Ele concentra as idéias e o clima - psicológico e filosófico - do existencialismo.
Em seguida, são apresentadas duas reflexões de autores atuais que manifestam a presença, na sensibilidade moderna, dos temas e do clima existencialista.
Leia estas páginas coma tenção, procurando situar-se no ambiente. A seguir, com as idéias que lhe ocorrerem e com as intuições suscitadas, monte uma peça, faça uma música, escreva uma redação, faça cartazes, onde você dá seu "toque", sua interpretação da temática sartriana
Um sonho
Fernando José de Almeida
Não tenho certeza se a vida é um sonho ou se é outra coisa diferente. Há noites (ou serão dias?) em que ele aparece claríssimo para mim.
É manhã brilhante e cheia de silêncio. Abro os olhos. Estranho. Sinto tudo balançar. o ruído cadenciado de ondas do mar me revela que estou dentro de um navio, no camarote de uma daquelas naus do século XVIII, que povoam os filmes de corsários, piratas e mocinhas de rodados vestidos. Invade-rne a sensação de retorno: a séculos passados, à minha adolescência, ou à minha origem mais íntima.
Subo para o convés. Sou cercado por um imenso silêncio, maior que o barulho calmo das ondas que batem a bombordo, muito maior que o ranger das cordas, das amarras e do que o panejar das velas.
O silêncio, sinto-o, parte de dentro de mim. Nada escuto a não ser o pulsar de minha solidão. Estou irremediavelmente ali, diante de um mundo que nada tem a ver comigo. Nada me é familiar, nem o mar com sua majestade quase aterrorizante, nem este navio com suas amarras, cordoalhas, velas, mastros. Nem a falta de horizontes.,,
Recupero-me do susto. Esfrego os olhos: não há terra e nada vejo em qualquer dos lados. Esta espécie de gelatina verde sobre a qual me situo, sinto-a como prolongamento de meus músculos, ainda moles de sono. São de