Revolução industrial
O Processo da Revolução Industrial iniciou se na Inglaterra no início do século XVIII, quando conseguiram acrescentar máquinas de mecanização dos sistemas de produção ,devido as enormes reservas de carvão mineral em seu subsolo pois era a principal fonte de energia para movimentar as máquinas inventadas em uma época onde praticamente nada funcionava com energia elétrica. Foi o processo que fez com que a Inglaterra deixasse de ser uma sociedade feudo-mercantil ( baseada na agricultura e na troca ) e torna se uma sociedade de economia industrial caracterizada pela produção em grande escala, mediante a utilização crescente de máquinas.
Na época os empregados trabalhavam em fábricas em estados precários, recebiam salários muito baixos, além de serem submetidos a castigos físicos, com isso foi inventado um sindicato para buscar melhorias aos trabalhadores, surgindo também alguns movimentos como Ludismo onde os trabalhadores invadiam as fábricas para quebrar as novas máquinas entre outros...
No Brasil a Revolução Industrial chega obrigando a libertação dos escravos para que consumam os produtos industrializados.
A revolução industrial foi muito importante para o mundo pois proporcionou a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mecanização da indústria e da agricultura, o desenvolvimento do sistema fabril, o desenvolvimento dos transportes e a comunicações e a expansão do capitalismo.Com isso os produtos começaram a ser lançados rapidamente e o preço foi caindo, o único problema nisso é que a mão de obra dos trabalhadores foi substituída e muita gente ficou sem empregos o que acontece até mesmo hoje em dia.
Fases da Revolução:
1.ª Fase da Revolução Industrial: 1750-1860 2ª Fase da Revolução Industrial: 1860-1945 tear mecânico; Dínamo; máquina a vapor;