Revolução industrial e tecnológica, a relação com o ensino e o uso da tecnologia no ensino superior.
SANTOS, Edson Bruno dos bruno_get@yahoo.com.br 1. RESUMO
Este artigo é resultado da análise e estudo sobre a era em que estamos vivendo: era da informação. É uma análise da Revolução Industrial do Século XVIII, a Revolução Tecnológica do Século XX, relacionada com a tecnologia necessária ao ensino e informação dos indivíduos.
A sociedade atual vem passando por grandes mudanças em seu modo de pensar e de agir, seja na política, no lazer, na economia, na saúde, na educação, enfim, em todas as áreas das relações que envolvem o indivíduo e a coletividade. Tudo isso tem se dado face ao grande desenvolvimento científico e tecnológico que tem mudado costumes e tradições alterando até mesmo valores enraizados. Essa mudança na forma de pensar e de agir acompanhou o desenvolvimento tecnológico da humanidade.
Ao mesmo tempo em que a internet passou a tomar o tempo e a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, a modalidade de ensino a distância e dotada de grande tecnologia vem conquistando um grande território, se destacando nas classes do ensino superior.
A tecnologia não é a salvação da educação, mas é um novo instrumento que abre possibilidades para novos direcionamentos metodológicos e pedagógicos, que podem solucionar problemas da área da informação e da comunicação.
Mas qual será os benefícios dessa tecnologia que a cada dia mais está ao nosso dispor? Será que ela pode auxiliar os professores na árdua missão de transmitir conhecimento e impulsionar os seus alunos? A tecnologia por si só não tem a capacidade de ser a mola propulsora, mas se ela estiver alicerçada em um projeto pedagógico consistente poderá ser eficiente e eficaz no que lhe compete. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se procedimento de análise bibliográfica e documental.
Palavras-Chave: Tecnologia, ensino, revolução industrial e tecnológica.
Introdução
A cada dia novas