Revolução Industrial e Eric Hobsbawm
1ª etapa: início da Idade Moderna (século XV-XVII) quando a montagem de oficinas de artesãos controladas por comerciantes. Na mesma época a montagem dos impérios coloniais. O mercado mundial era criado pelos seguintes produtos:produtos da Ásia e da África, o trafico de escravos africanos.
2ª etapa: 1780 até 1840 quando as maquinas já estavam em alta, a produção estava em grande quantidade. A maquina de tear foi muito utilizada nesta etapa. Movimentadas pela força hidráulica isso fazia com que a produção aumentasse. Mas com isso a procura de carvão e matéria prima para abastecer essas maquinas.
3ª etapa: no final do século XIX e no início do XX, foi na terceira etapa que a eletricidade ajudou muito, e as pesquisas químicas e o desenvolvimento de motores.
4ª etapa: iniciado ao final do século XX, com o desenvolvimento da informática, da biotecnologia e globalização.
E como as maquinas estavam ‘dominando o mundo’ muitos artesões foram demitidos e substituídos por pessoas que soubessem operar as maquinas.
Eric Hobsbawm tenta mostrar que todos tem o direito de liberdade, sendo homem, mulher ou ate mesmo criança.
A Inglaterra foi um ponto de partida para o povo, foi na Inglaterra que ‘começou’ a revolução. Mas a revolução industrial não teve um inicio certo e ainda não teve um fim, essa revolução é como um processo lento, por isso não teve um inicio e ainda não teve fim.
Em 1830 a literatura e a arte ficaram importantes na sociedade capitalista, todos queriam saber o que estava acontecendo. O impacto relativamente tardio sobre a Europa em relação a revolução.
Em 1780 pela primeira vez a revolução industrial teve um impulso( ficou mais forte) o que fez com que fosse conhecida como partida para o crescimento auto sustentável. Mais precisamente 20 anos que vão de 1780 a 1800.
Na Grã-Bretanha a criação de