atividade1
ATIVIDADE I
1ª questão: Com base em estudos realizados Eric Hobsbawm afirma que a Inglaterra de meados do século XVIII pode ser chamada de uma “nação de lojistas”. Enumere 4 características apresentadas pelo autor que confirmam essa afirmação.
1- Tinha na Inglaterra mais comerciantes do que cidadãos industriais nessa época;
2- A riqueza estava voltada ao comércio;
3- Mercados concentrados de mercadoria;
4- O comércio era notório, pois tratava de uma atividade ao mesmo tempo mercantil e bélica;.
2ª questão: Para o historiador Eric Hobsbawm ao lançarmos um olhar sobre o campo (áreas rurais) na Inglaterra de 1750 verificaremos que essas áreas não apresentavam as características do campesinato europeu daquele período. Assim, segundo o historiador:
- Quais eram as características do campo na Inglaterra em meados do século XVIII que o faziam diferir do restante da Europa?
No campo, se notava a ausência de um campesinato, no sentido europeu, o que contribuía para que o pequeno produtor e proprietário de terras tornassem menos comum em outros países. Havia o uso crescente de mercadorias importadas, como chá, açúcar e tabaco. Grande parte das atividades econômicas e manufatureiras da Grã-Bretanha era rural, sendo o trabalhador típico uma espécie de artesão de aldeia principalmente tecidos, vestuários e uma grande variedade de artigos de metal, deixando assim aos poucos de ser um pequeno camponês ou artesão para se transformar num trabalhador assalariado. E as aldeias deixavam suas características para se transformarem em vilas industriais de tecelões ou mineiros em tempo integral e como conseqüência surgiam outras zonas de vendas de alimentos.
- Quais as duas consequências para a Inglaterra dessas características apresentadas?
1ª - Deu aos proprietários de terras um interesse direto pelas minas que por acaso houvessem em suas terras e pelas manufaturas que existissem em suas aldeias e a nobreza local teve um ritmo desacelerado