Revolução Industrial 2
CESTI
Renan, Jessica, Carolina e Alexandre
Revolução Industrial II
SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
2015
Renan, Jessica, Carolina e Alexandre
Revolução Industrial II
Trabalho solicitado pela professora Ligiane, regente da matéria de Historia como requisito para obtenção de nota parcial do segundo bimestre.
SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
2015
Sumário
1 Introdução___________________________________________ 4
2 Desenvolvimento______________________________________ 5-10
2.1 Pioneirismo Inglês
2.2 As revoluções Industriais
2.3 A sociedade Industrial
2.4 Movimentos sociais
2.5 Aspectos do que foi a 2ª Revolução Industrial
3 Conclusão___________________________________________ 11
4 Bibliografia___________________________________________ 12
Introdução
Este trabalho tem o intuito de apresentar a Revolução Industrial II, antes, falaremos sobre a revolução Industrial de um modo geral, e logo após daremos ênfase para o assunto foco do trabalho.
Em fins do século XVIII, o capitalismo consolidar-se-ia como sistema econômico e se caracterizaria pela acumulação de capital, pela propriedade privada, pela obtenção de lucro e pelo trabalho assalariado. A Revolução Industrial seria fundamental para esse acontecimento.
Desenvolvimento
2.1 PIONEIRISMO INGLÊS
Em meados do século XVIII, a Inglaterra dava os primeiros passos da Revolução Industrial, transformando-se na maior potência da época até princípios do século XX devido ao seu avanço na produção. A seguir alguns dos fatores que possibilitaram a Inglaterra ser “mãe” da Revolução Industrial.
1) Políticos:
Parlamentarismo: Desde 1688 foi instalado na Inglaterra o sistema parlamentarista de governo, que abriu espaço para a ação da burguesia, dando fim ao Absolutismo Monárquico. Criação do Banco da Inglaterra: ato do Parlamento que facilitou o financiamento da burguesia inglesa para implantação de indústrias.
2) Econômicos:
Acúmulo de Capitais: A