2 REVOLUÇÂO INDUSTRIAL
Introdução.
O que foi a Segunda Revolução Industrial.
Fatores e Características (Resumo).
Causas e Consequências.
Conclusão.
Introdução: A Revolução Industrial foi um fato que mudou a História e Atividades do homem até os dias de hoje. A Definição ou Conceito do que foi a Revolução Industrial pode ser resumida na Substituição da energia Física (Humana) pela energia Mecânica (das Máquinas). Porém, trata-se de um processo Lento, Gradativo e Irreversível que gerou transformações Econômicas, Políticas e Sociais. A Segunda Revolução ocorreu na metade do século XIX (1850 – 1870).
O que foi a Segunda Revolução Industrial: A segunda fase da revolução industrial foi um grande desenvolvimento do capitalismo, ocorrido no Japão, nos EUA e na Europa, marcado pela série de descobertas aplicadas na indústria de transporte e comunicações, sob a pressão dos movimentos operários e camponeses sobre a burguesia já impulsionados pela Primeira Revolução, que deram condições para essa revolução. A Segunda Revolução Industrial nasceu com o progresso científico e tecnológico ocorrido na Inglaterra, França e Estados Unidos, por volta da segunda metade do século XIX. Entre 1850 e 1950, a busca por descobertas e invenções foi longa, o que representou maior conforto para o ser humano, e a dependência dos países que não realizaram a revolução científica e tecnológica ou industrial. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético. Assim o mundo todo passou a comprar, consumir e utilizar os produtos industrializados fabricados na Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão.
Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido. A Segunda