A Velocidade Instant Nea
A velocidade instantânea é a velocidade em qualquer instante de tempo. É obtida a partir da velocidade média reduzindo-se intervalo de tempo (∆t), fazendo o instante tender quase a zero. Quando o ∆t vai se reduzindo a zero a velocidade se aproxima de um limite, que é a velocidade naquele instante:
Esta equação mostra duas características da velocidade instantânea v. A partícula x está variando de acordo o dado instante t, ou seja, v é a derivada de x(espaço) em relação a t. V é a inclinação da curva posição tempo da partícula no ponto representando esse instante. A velocidade é outra grandeza vetorial, e assim possui direção e sentido associados.
Exemplo:Função velocidade como derivada da função do espaço.
Sabendo- se que ao final de cada RA obtemos os seguintes números Valdemar: 1, Bianca:6, André:7, Cristian: 8, Izabel:8 e Sergio:8.
Somando os últimos números de todos os integrantes do grupo, obtemos o valor de 38 unidades, sendo assim fazemos deste dado um valor para associar na nossa equação como aceleração.
Aceleração da equação 38 m/s²
Dada a equação no instante 1s. Determine a velocidade instantânea, da derivada da função do espaço. → V
Tempo 2s.
Tempo 3s.
Tempo 4s.
Tempo 5s.
Aceleração instantânea
Quando um objeto se move, dizemos que o mesmo sofre uma aceleração. Uma unidade usual de aceleração é o metro por segundo por segundo: m/(s.s) ou m/s². A aceleração é uma unidade vetorial, pois ela possui módulo, direção e sentido.
Para movimento ao longo de um eixo a aceleração média em um intervalo de é . Quando falamos de velocidade instantânea, estamos determinando um instante para aquela aceleração, onde o objeto em movimento tem velocidade , no tempo , e velocidade , no tempo , ou seja, a aceleração instantânea é a derivada da velocidade em relação ao tempo:
A equação também pode ser escrita da seguinte maneira:
A aceleração é nada mais nada menos que a velocidade do objeto dividido pelo tempo em que ele