Revolução Francesa
A revolução Francesa iniciou o século XVIII foi um período que teve uma intensa agitação política e social na França, teve um grande impacto duradouro na história do país e amplamente em todo o continente europeu. A monarquia absolutista governou a nação durante séculos e entrou em colapso em três anos. A revolução Francesa foi inspirada pelos ideias iluministas.
Naquele século faltava democracia pois nenhum trabalhador podia votar, os oposicionistas eram presos ou condenados à morte. Os trabalhadores e camponeses viviam em extrema pobreza e miséria, eles sempre desejavam melhorias na qualidades de vida e de trabalho. A revolução Francesa teve um papel relevante nas bases de uma sociedade de uma época, dando início à idade contemporânea.
Em 1776 passou por Inglaterra, Irlanda, Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e termina em 1789 na França que era o maior pais do mundo, era dividida em três estado (1º estado), nobreza (2ºestado) e povo (3ºestado) “Clero, Nobreza, Povo”. Os povos pobres, desempregados, pequenos comerciantes, camponeses tinham que pagar tributos à nobreza e ao clero.
A França conviveu com uma contradição, abrigava também importantes personagens do pensamento iluminista, contava com um estado monárquico. De um lado tinha a nobreza e alto clero usando da posse de terras e a isenção dos impostos, a família real desfrutava de privilégios e vivia pelos impostos recolhido pelo governo. Aboliu a servidão e os direitos feudais na França, a revolução Francesa pode ser dividida em quatro períodos: Assembleia Constituinte, Assembleia Legislativa a Convenção e o Directório.
A primeira república Francesa foi proclamada em setembro de 1792 e o rei Luís XVI foi executado no ano seguinte.