Business Game - Veris
Resumo: O PMBOK elícita uma serie de melhores práticas para o gerenciamento de projetos, no entanto, aplicá-las em um projeto real é arriscado para o gerente de projetos e para os respectivos stakeholders. Este artigo expõe a aplicação de algumas das melhores práticas em uma ferramenta de simulação de gerenciamento de projetos chamada TOPSIM.
Palavras-chave: TOPSIM; gerenciamento de projetos; ferramenta de simulação de projetos; PMBOK.
Abstract: The PMBOK elicits a series of best practices for managing projects, however, apply them in a real project is risky for project managers and their stakeholders. This paper presents the application of some best practices in a simulation tool called project management TOPSIM.
Keywords: TOPSIM, project management, project simulation tool; PMBOK.
INTRODUÇÃO
Atualmente o mercado, especialmente da construção civil e de tecnologia da informação, utilizam amplamente os conceitos e praticas do PMBOK, no entanto, o que presenciamos é um empirismo amador na aplicação destes conceitos. Percebe-se então a necessidade de simuladores para a avaliação de situações que podem ocorrer durante o andamento de um projeto.
A ferramenta TOPSIM se enquadra neste cenário proporcionando ao gerente de projeto a possibilidade de testar os seus conhecimentos e práticas encontradas no PMBOK sem incorrer riscos ou prejuízos para empresas reais.
Neste artigo exploraremos os conceitos do PMBOK aplicados nas áreas de conhecimento de escopo, qualidade e integração baseados na ferramenta para as respectivas situações e decisões tomadas.
O projeto simulado foi a construção de uma montanha russa com o nome “ROCKET STAR Hypercoaster” da empresa “Hypermax Inc.”. O projeto incluiu tarefas desde o design da montanha russa até a definição de entrega de brindes aos clientes na entrega do projeto.
Este