Revolução da informação
Trabalho apresentado em Junho de 1999 para avaliação na disciplina MAC-333 por David Machado Santos Filho
[pic]
Um estudo do tema de "Brave New World", de Aldous Huxley
VERSÃO FINAL
1. Preliminares
Será feito um estudo das possíveis mudanças sociais que podem ocorrer com a aparente revolução da informação que se processa atualmente. Sabe-se que tentar fazer uma extrapolação com a velocidade em que tudo muda hoje em dia é difícil, e tal previsão está sujeita a erros grosseiros. O melhor que pode ser feito é estudar várias possibilidades distintas, tentar avaliar as tendências atuais e verificar o quanto essas tendências apontam para cada uma daquelas possibilidades. Ainda neste caso cometemos um erro muito grave, que é supor que tais tendências vão se manter inalteráveis. A previsão estaria influenciada pelo que já se observa na época em que ela é feita.
Neste estudo, será feita uma avaliação das seguintes obras, todas elas prevendo mudanças sociais bem diferentes:
"Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley, livro com o enfoque principal nesta discussão, que prevê um tipo de controle totalitário não fisicamente violento;
"1984" de George Orwell, que prevê um Estado totalitário no qual o poder é mantido pela violência e vigilância constante dos cidadãos;
"Os Despossuídos" de Ursula K. Le Guin, que contrapõe uma sociedade muito semelhante à atual a uma outra em que o "controle" é baseado na total anarquia.
Ainda foi estudada uma quarta obra, que discute os elementos da obra de Huxley mas que cita o "1984" várias vezes: é o "Regresso ao Admirável Mundo Novo", um ensaio que o próprio Huxley escreveu cerca de 25 anos após o "Admirável Mundo Novo".
Nas três obras, a existência de computadores não é citada explicitamente. Porém a organização social que elas sugerem seria sem dúvida impraticável se não existissem tais equipamentos controlando-a. Mas em todas elas o controle da informação é evidente, sobretudo em "1984".