Tendencias de gestão
Processo de globalização e a revolução digital têm trazido novos desafios de competividade às empresas. Uma dessas novas necessidades é a mudança do foco do escopo gerencial para toda a cadeia de suprimentos. Gerenciar uma cadeia de suprimentos requer, entre outros aspectos, a integração dos processos-chave de negócios ao longo dessa cadeia. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar como é a relação entre a integração de processos ao longo da cadeia de suprimentos de uma empresa de transformação de polímeros localizada na cidade de Diadema, SP. Os resultados obtidos permitem concluir que o desempenho do serviço ao cliente na cadeia estudada está relacionada diretamente com a integração dos processos de atendimento de pedidos, gestão da demanda e desenvolvimento de produtos ao longo da cadeia, envolvendo não apenas a integração com clientes, mas também com os fornecedores-chave. Pode-se constatar ainda que esse desempenho está relacionado também com a existência de competências internas nos processos considerados na empresa estudada.
O aumento do nível de serviço ao cliente (customer sevice) decorre da efetiva gestão da cadeia de suprimentos e requer a integração total dos processos de negócio ao longo dessa cadeia, além da excelência operacional das empresas.
Entretanto, com o crescimento da empresa tem sido desafiada a buscar novas fontes de vantagens competitivas que não estejam mais ligadas apenas ao baixo custo produtivo. A opção mais natural é a busca pelo reposicionamento no mercado com produtos mais diferenciados e de mais valor agregado. Para tanto, a melhoria do serviço ao cliente é peça