Revolução cubana
(A) De acordo com o autor, quais eram os problemas enfrentados pela maior parte da população cubana?
* A falta de terras para o cultivo da agricultura, pois todos as melhores terras estão nas mãos de estrangeiros. Assim exportando matérias-primas para no final receber o produto industriado de sua própria matéria, mas bem mais caro.
* O problema da moradia. Pois em Cuba muitas famílias vivem amontoadas em barracões sem higiene nem saúde, outra boa porção de pessoas que só o aluguel já tiram um quinto a um terço de seus salários, sem contar a quantidade enorme de gente que não tem a luz elétrica.
* Há também a questão de ensino, porque os pais acham que não há a necessidade de seus filhos irem estudar em escolas agrícolas, técnicas ou industrias sendo que suas cidades não possuem indústrias e os pais não são donos das terras. Nas aulas de escola pública, os alunos aparecem nus ou seminus e desnutridos, com a maioria dos alunos que já passaram da idade escolar. Sem contar que muitas vezes são os professores que tiram de seus salários para comprar o material escolar dos alunos.
(B) Segundo o autor, como esses problemas poderiam ser solucionados?
Segundo o autor, os problemas da nação irão se solucionar apenas quando elas não ficarem dependendo dos interesses egoístas de uma dúzia de financistas, ou seja, quando a Cuba parar de ser controlada e manipulado pelos EUA.
Página 187, quadro roxo.
Desde os anos 1960, as restrições comerciais dos EUA a Cuba tornaram-se mais fortes. Busquem informações em outras fontes sobre a situação atual e suas conseqüências para os cubanos.
Na década de 60, quando Cuba tinha se tornado socialista, os EUA tinham bloqueado o comércio entre os países capitalistas e a Cuba, naquela época, quem estava ajudando Cuba era a União Soviética, mas com o fim da Guerra Fria, a União Soviética se dispersou, e agora, não há algum país para ajudar a Cuba.
Página 190,