Revolução Cubana
Introdução.
A revolução cubana aconteceu durante a Guerra Fria, após o final da Primeira Guerra Mundial, quando o mundo passou a se dividir em dois pólos, Socialista e Capitalista. Cuba que sempre teve apoio e grande influencia do governo estadunidense, foi tomado por um grupo de guerrilheiros quando a população não tinha seus direitos respeitados e indo contra os Estados Unidos se declarou um país socialista, tomando partido da União Soviética. Governo que de certa forma continua a liderar o país.
Usando fontes literárias e sites escolares, pretendemos com este trabalho fazer uma releitura dos fatos, mostrando os resultados da revolta para política mundial da época e para a população cubana. Este, podendo ser um meio de entender também parte da política mundial atual.
REVOLUÇÃO CUBANA.
A Revolução Cubana aconteceu entre os anos de 1956 e 1959 com a queda do governo ditador apoiado pelos Estados Unidos a partir de um golpe armado liderado pelos irmãos Fidel e Raul Castro, Camilo Cienfuegos e Ernesto “Che” Guevara.
Regredindo no tempo devemos saber que a ilha de Cuba só conseguiu sua independência da Espanha em 1898, graças à ajuda militar estadunidense que estava interessada na produção açucareira cubana. Depois de ajudarem no processo de independência os Estados Unidos ainda governaram a então chamada de Republica das Antilhas por três anos.
Depois destes três anos os Estados Unidos ainda tiveram muita influencia sobre a política e economia cubana, tendo principalmente poder militar em forma até de uma base na ilha. Neste período o governo estadunidense passou a investir na agricultura na ilha o que causou uma dependência enorme no capital norte americano crescendo a miséria, insatisfação e sentimento antiimperialista nos camponeses.
Além do fato de que pouquíssimas pessoas desfrutavam do resultado do capital norte americano na ilha, o que mostrava uma gritante desigualdade social. Tendo,