qualidade na farmácia magistral
Para que serve um sistema de gestão da qualidade? Um sistema consolidado de Gestão da Qualidade permite controlar as variáveis que um processo pode gerar, prevenindo assim que produtos não conforme sejam manipulados. Um sistema de Gestão da Qualidade minimiza, por exemplo, a reprovação de um produto acabado pelo Controle de Qualidade. A empresa que possui especificações de todos seus insumos farmacêuticos e conta com um procedimento padronizado de compra, evita reprovações de insumos pelo Controle de Qualidade, devoluções de material e quaisquer desconforto com seus fornecedores.
Como se vê, ter Qualidade também incide em economia de tempo e de dinheiro. Portanto, considerando que o mercado se mostra cada vez mais competitivo, isso significa dizer que Qualidade não deve ser tratada somente como um requisito legal (RDC 67/2007) e sim como um requisito essencial.
Alguns elementos são básicos, e contribuem para construção de um Sistema de Garantia da Qualidade, são alguns deles:
- Procedimentos Operacionais Padrão para todas as atividades relevantes
- Especificações de materiais (insumos farmacêuticos, embalagens)
- Manual de Boas Práticas de Manipulação
- Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde
- Documentação legal, exigida por lei, conforme enquadramento da empresa (Autorizações de Funcionamento e Especial, licenças municipais, estaduais, entre outros)
- Registros de Análises de Controle de Qualidade
- Registros de