Revolução Cubana
1.Introdução………………………………………………………… 3
2.Revolução Cubana……………………………………………… 4
2.1.Cuba antes da Revolução: Causas da revolução...................... 4
2.2. A organização da Revolução.......................................................4
2.3. O Apoio Popular...........................................................................4
2.4. A Tomada do Poder e a Implantação do Socialismo...................4
3.Conclusão................................................................................ 6
4.Referências e Bibliografia...................................................... 7
1 - Introdução
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo ditatorial do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. A revolução foi resultado da luta armada iniciada pelo Movimento Revolucionário 26 de Julho, que foi fundado em 1955 no México por Fidel e outros revolucionários.
Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro. No inicio das lutas armadas, o foco principal era a derrubada da ditadura e a reforma politica e social dentro da ilha, porem depois da derrubada do poder, as ações feitas pelo governo foram sendo claramente de ideologia comunista, assim ganhando o apoio da extinta União Soviética.
2 - A Revolução Cubana
2.1 - Cuba antes da revolução: causas da revolução
Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas