Revolução cubana
A Republica Cubana é formada por cerca de 3.175 ilhas e ilhotas, sendo Cuba a maior delas, foi colonizada pelos espanhóis ,logo depois do descobrimento das Américas. A maior dificuldade dos colonizadores foi ter que enfrentar as epidemias, furacões e ataques de piratas e navegadores de outros paises europeus. A frota espanhola fazia a ligação de quase toda a América hispânica com a metrópole através de Cuba o que aumentou a importância comercial e estratégica da ilha. Ao longo do séc. XVIII aumentou o desenvolvimento agrícola que dependeu cada vez mais da plantação de açúcar e escravos africanos.
Em 1821 surgiu um movimento de Independência, mas os mentores foram presos e punidos.
Na segunda metade do séc. XIX, a industria açucareira cubana se converteu na mais moderna do mundo, o que levou ao desflorestamento de grande parte da ilha.
1868 eclodiu a Revolução que ficou conhecida coma a Guerra dos 10 anos que acabou com um acordo de paz. A guerra recomeçou em 1895, com exercito improvisado e mesmo com a morte de seu líder conseguem importantes vitórias ate a intervenção dos Estados Unidos sob o pretexto da Espanha ter afundado um de seus navios e então e 1898 vencem a Espanha. Desta data até 1901, Cuba é submetida a governos militares imposto pelo EU. Quando em 1902 e promulgada a Constituição Cubana a qual é anexada a Emenda PLATT, que dava aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos externos políticos e toda vez que seus interesses fossem ameaçados.
Entre as classes sociais a diferenças eram grandes, houve o aumento da participação do capital norte-americano e Cuba era como o quintal dos EUA.
No inicio dos anos 50, a oposição perde as esperanças de chegar ao poder através da democracia. Então em 1953 um movimento estudantil promove manifestações contra o governo. Em 26 de julho deste mesmo ano, Fidel Castro Liderou um ataque frustrado aonde foi, preso e exilado no México, nesta ocasião conhece Che Guevara e juntos