Ciclo de vida
Ciclo de vida do produto
Estratégias de Marketing para o ciclo de Vida de um produto
Segundo Kotler (2000, p. 326) “uma estratégia de posicionamento e diferenciação deve ser modificada uma vez que o produto, mercado e os concorrentes se modificam ao longo do tempo”.
A Figura 5 demonstra o ciclo de vida de um produto.
Figura 5: Ciclo de Vida de um produto
Fonte: Kotler (2000, p. 326).
Na visão de Kotler (2000, p. 326) para dizer que um produto possui um ciclo de vida, deve-se afirmar quatro pontos:
• Os produtos têm uma vida limitada;65
• As vendas dos produtos atravessam estágios distintos, sendo que cada um apresenta desafios, oportunidades e problemas diferentes para o vendedor;
• Os lucros sobem e descem em diferentes estágios do ciclo de vida do produto; • Os produtos requerem estratégias de marketing, financeiras, de produção, de compras e de recursos humanos diferentes a cada estágio do seu ciclo de vida.
Na concepção de Carnier (2004, p. 108) “os produtos têm o seu nascimento, período de crescimento e desenvolvimento até atingir a maturidade e terminar a sua existência. Há produtos que vão diretamente da fase de lançamento para a maturidade e aí se estabelecem permanecendo por décadas".
O conceito de maturidade que um produto atinge na concepção de Carnier
(2004, p. 109) descreve:
[...]é muito discutível, pois, o fato de chegar a um patamar de estabilidade e de constância de vendas, não significa necessariamente que, deste ponto em diante, qualquer modificação de comportamento só poderá ser a que resultará no declínio de vendas, podendo a abertura de mercados trazer para a empresa um novo comportamento da curva de consumo, a qual sempre esteve dirigida aos parâmetros do mercado doméstico, e que, com o surgimento de novos segmentos alternativos, desta vez no exterior, irá representar um acréscimo da demanda e, consequentemente, melhoria na margem de lucro da