Revolução cubana resumo
Em 1952, o general Fulgêncio Batista um golpe de Estado e implantou uma ditadura em Cuba.
Características: não conseguiu reduzir o analfabetismo, o atraso econômico, muita corrupção e brutalidade, ai criando os grupos rebeldes liderados por Fidel Castro e Che guevara tomando o poder em 1959.
Fidel Castro se tornou primeiro-ministro. Ele prometeu a realização de eleições livres quando se normalizasse, mas ate hoje estas eleições não acontecem. Com o grande desrespeito a liberdade individual muitos fugiram para os EUA.
1961- os EUA tentaram de novo uma guerra civil com a Cuba para derrubar o REGIME, mas fracassou, com isto a Cuba se distanciou dos EUA (ataque à baia dos Porcos)
1967 – Che Guevara foi executado pelo exercito boliviano quando tentava estabelecer um foco de guerrilhas no interior da Bolívia com o apoio da Cuba.
1972 - Cuba entra no mercado comum do bloco comunista exportando açúcar e importando petróleo a preços subsidiados.
1993 – a posse do dólar deixou de ser ilegal, o turismo aumentou significativamente. Empresas privadas entraram gradativamente em Cuba sem a necessidade de associação com o Estado.
1996 - Aviões de caça cubanos (MIGs) derrubam dois aviões civis que protestavam na fronteira do espaço aéreo da ilha. Bill Clinton sanciona a Lei Helms- Burton, que impõe sanções econômicas a países que comercializam ou investem em Cuba.
2002 – George W. Bush prova uma emenda que tem como objetivo de preservar a revolução.
2002 - Em junho, 99% dos cubanos aceitam o projeto de reforma constitucional que torna o socialismo "permanente e irrevogável" na ilha. A emenda foi aprovada pela Assembleia Nacional. Com os atentados aos Estados Unidos, em 11 de setembro, o país perde 14% de visitantes em relação ao mesmo período do ano anterior.