Resenha Livro Che Guevara
CHE GUEVARA: POLÍTICA
UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis
Curso de História da América
Disciplina: História da América II
Docente: José Luís Bendicho Beired
Discente: Juliana Furlan de Oliveira
ASSIS
2012
SADER, Eder. Che Guevara: Política, Ed. Expressão Popular, 2004. São Paulo – SP. Autor:
Ernesto Rafael Guevara de la Serna nasceu em 14 de julho de 1928, na cidade de Rosário, Argentina. Sua família, cuja posição econômica era de classe média, possuía uma produção de mate em Misiones, que, pela inépcia de seu pai com os negócios, acaba por fracassar.
Os Guevara mudam-se para Buenos Aires em 1946 e Ernesto entra na universidade, empregando-se em diversos lugares enquanto cursa medicina. Seis meses antes de acabar a faculdade, empreende junto com seu amigo Alberto Granado uma longa viagem pelo continente americano, utilizando como meio de transporte a moto de Granado, apelidada de La Poderosa. Após entrar em contato com a miséria e a desigualdade social em suas viagens, se reforça seu ideal socialista e Guevara decide: não quer ser um médico burguês em Buenos Aires. Em sua passagem pela Guatemala, Che se autodefine como um revolucionário e se posiciona contra o imperialismo norte-americano. Em 1954, no México conhece Raúl Castro e consequentemente seu irmão Fidel, que viria a organizar e liderar o Movimento 26 de julho, e acaba por se tornar o médico da tropa. Ao longo dos três anos seguintes, foi abandonando a medicina para tornar-se militar, adquirindo assim a alcunha de “Che”.
Após a vitória do movimento revolucionário, Che Guevara torna-se cidadão cubano e assume papel ativo como diretor do Banco Nacional e Ministro da Indústria. Não se adapta, porem, à cargos burocráticos . Por acreditar que toda a América Latina devia ser transformada ao longo de sucessivas revoluções, deixa o governo cubano e volta para a guerrilha, estabelecendo-se na Bolívia, onde acaba cercado pelo exército local. Che