Dissertações
A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Nos anos 1950, a TV teve no Brasil um caráter de aventura, sendo os primeiros anos marcados pela aprendizagem, com improvisos ao vivo (não havia ainda o videotape). O alto custo do aparelho televisor - que era importado - restringia o seu acesso às classes mais abastadas. Os recursos técnicos eram primários, dispondo as emissoras apenas do suficiente para manter as estações no ar.1
Durante a década de 1990, junto do crescimento da violência nas grandes cidades brasileiras, a programação da TV no fim da tarde começou a ser tomada pelos programas de jornalismo sensacionalista. O primeiro foi o Aqui Agora (SBT). Inspirado neste, surgiram Cidade Alerta (Record), Brasil Urgente (Band), 190 Urgente e Programa Cadeia (CNT), Repórter Cidadão (RedeTV!).
O principal componente dos programas é o apresentador, que na maioria dos programas adiciona um tom sério porém sensacionalista a reportagens geralmente de tragédias ou perseguições. É muito comum também encontrar as "unidades móveis" do programa que andam pelo centro da cidade seguindo a polícia em algum tipo de missão. Os helicópteros também são um recurso utilizado, geralmente para mostrarengarrafamentos. Outra atitude comum dos apresentadores é cobrar a polícia por mais ação diante do comportamento dos criminosos.
Muito antes do advento de artistas infantis como Mara Maravilha, Xuxa, Eliana e Angélica, como era praxe, a TV Tupi importou do rádio o primeiro programa infantil da televisão brasileira, o Clube do Guri (originalmente chamado de Gurilândia). O programa durou 21 anos no ar (1955 - 1976), misturando crianças-prodígio e mães-corujas vigilantes. Entre as principais atrações do programa, estavam musicais, declamação de versos de Castro Alves e canções com instrumentos musicais.
Mais tarde, a TV Tupi também emplacou outros sucessos infantis,