brincadeira
Não podemos propor aos alunos atividades que não irá trazer benefícios para a vida escolar e pessoal das crianças, cada atividade precisa ser bem elaborada de forma que as mesmas possam interagir questionar dar a sua opinião e não simplesmente copiar e decorar. A responsabilidade esta em nossas mãos, de proporcionar aos alunos situações que irão estimular a curiosidade e interesse pelos conteúdos, o nosso papel não é de impor uma situação de aprendizado e sim de interver nesse processo como uma ponte.
Diante dessa realidade pensar em uma proposta didática para os alunos no ensino fundamental de 9 anos implica em muitas mudanças no processo educativo dentro da escola e em toda a sociedade. Saber que Cada individuo possui características pessoais, sendo assim deve ser respeitado o nível de cada criança entender que a aprendizagem ocorre de forma gradativa. Não podemos forcar o aprendizado sem que haja uma preparação, pois essa é uma etapa de grande importância na estrutura mental da criança, por isso temos que proporcionar aos alunos atividades que lhe de subsídios para alcançar uma maturidade mental.
Ao lidar com crianças tão novas o professor devera ter um certo equilíbrio para que o conteúdo seja apresentado com propriedade e seriedade, porem prazerosa. Entender que a criança não possui as mesmas características que o adulto e na grande maioria são curiosos de natureza, sendo assim o professor que souber trabalhar com essa curiosidade a seu favor terá muitos ganhos durante todo o ano letivo, o que é melhor ter uma sala de