Revoluçao Industrial
Docente:
Curso:
Tema: Revolução Industrial
Revolução Industrial
Um motor a vapor de Watt, o motor a vapor, alimentado principalmente com carvão, impulsionou a revolução industrial na Inglaterra e no mundo.
A revolução industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a maquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma serie de invenções tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
A revolução industrial é comumente dividida em 3 partes¹:
Primeira (1780-1830), segunda (1860-1945), conhecida chamada de revolução tecnológica, e terceira (1970), também chamada de revolução digital. A atribuição de datas varia muito de autor pra autor.
O escocês James Watt
Antes da revolução industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufatura), no máximo com o emprego de algumas maquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até a comercialização de produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.
Com a revolução industrial os trabalhadores perderam