Instrumentos Ópticos
Disciplina de Física I
Prof ° Marcos Alexandre Simoka
Alunos: Patrícia Barazetti
Alessandro A. Gomes
RA: 134707 e 133773
Cascavel – PR
2013
Instrumentos Ópticos:
Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes. Os diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas. Através de recursos relativamente simples foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto ou mesmo, ajudando aos homens na busca de sua origem ou de um aprimoramento científico.
Olho humano:
O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular. A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens. Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entanto, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável.
Problemas de visão: Na maior parte dos casos, os problemas associados à visão referem-se à focalização, isto é, o olho não produz imagens nítidas dos objetos ou das cenas. Assim, é comum observarmos pessoas que aproximas os objetos dos olhos, enquanto outras procuram afastá-los, para enxergá-los nitidamente. Os óculos e as lentes de contato têm a função de resolver problemas associados à focalização.
É possível identificarmos o tipo de lente utilizada nos óculos das pessoas, e, portanto o tipo de problema da visão, através de testes muito simples, como, por exemplo, colocando os óculos entre uma figura e o olho. Se a figura ficar ampliada, trata-se de uma lente convergente;