Revoluçao cultural no mundo antigo
Uma revolução da mentalidade, da cultura, instituições sociais, e depois política.
2- Trata-se da afirmação de um novo tipo de homem. A que se refere?
Referece ao igualitário, solidário, caracterizado pela virtude da humildade amor universal, dedicação pessoal como pobreza obediência que no âmbito religioso vem modelar a visão da sociedade, o comportamento colectivo, reinventa a família, o mundo do trabalho e das politicas, nasce novo modelos de sociedade inspiradas pelo evangelho encontra na igreja o ideal guia o instrumento de actuação se afirma como sociedade de relações de fraternidade civilização e igualdade.
3- Qual é a instituição humana mais alta?
É a fundada por cristo mesmo não sendo perfeita deve se tornar-se o fermento de toda a sociedade indica o fim a realizar e o instrumento para atingir.
4- Que ruptura estabelece a igreja em relação com o mundo antigo?
É em relação a sua mentalidade, sua organização social, sua política e cultura. Novos valores inversos dos antigos: a humanidade diante do puder, a paz diante da força, se difundem e se colocam no centro um novo modelo antropológico cultural, social, valores negativos do mundo antigo colocados no centro FRANQUEZA, TOLERANCIA, COMPAIXÂO.
5- Com o cristianismo o mundo antigo irrompe uma nova concepção do mundo?
Favorecida pela crise espiritual, pelas fraquezas internas, do império romano.
6- EM 313 ano do Édito de Milão promulgado por Constantino. Como se afirma a igreja?
Afirma-se como representante da religião do império, coloca-se em posição política, permanece numa voz radicalmente revolucionária, pelos conteúdos antropológicos e sociais que contrapõem as concepções próprias do mundo antigo.
7- Qual é o novo modelo de civilização que vem dar o cristianismo?
É conotado por uma ideia de cultura, coloca no centro o factor religioso mais a mensagem é para todos os povos e indivíduos capaz de