Avaliaçao 3
Porque para a História da Educação é importante estudarmos Grécia e Roma em alguns de seus aspectos, incluindo-se aí as suas respectivas sociedades?
Alternativas
1 - Porque estas duas sociedades se destacaram no mundo antigo e nos legaram um modelo de cultura, de arte, de civilização, que marcou de maneira definitiva o mundo ocidental.
2 - A escola enquanto instituição vai se afirmar cada vez mais no centro da vida social dessas regiões.
3 - A pedagogia nasce e se consolida a partir do modelo grego de educação.
4 - Pela sua arquitetura, pela sua relação com a filosofia e, fundamentalmente, pela sua importância estratégica na consolidação do ocidente.
5 - As letras a, b e c estão corretas.
Sua resposta
1 - Porque estas duas sociedades se destacaram no mundo antigo e nos legaram um modelo de cultura, de arte, de civilização, que marcou de maneira definitiva o mundo ocidental.
Resposta gabarito
As letras a, b e c estão corretas.
Comentário do gabarito
Não se pode estudar a História da Educação, sem compreender minimamente Grécia e Roma. É justamente através do modelo dessas regiões que se percebe como os fins da educação são cambiáveis e mutáveis em relação à sociedade e a época em que está inserido. Contudo, compreender como se processou e como se desenvolveram os sistemas educativos ao longo do tempo, nos dá mais clareza sobre o nosso papel como educadores. Sem a noção da finalidade educativa não tem sentido estudar a história da educação.
--------------------------------------------------------------------------------
Questão 2:
Na Web 1 afirma-se que não se pode compreender a educação como um todo, sem entender a profunda revolução cultural que o cristianismo promoveu no mundo antigo ocidental. Por quê?
Alternativas
1 - Entre outras coisas, porque a revolução provocada pelo cristianismo foi também uma revolução pedagógica e educativa, que durante muito tempo marcou o Ocidente e acabou por