Revoluçao cientifica do seculo xvii
1 – Noções Preliminares da Contabilidade
DEFINIÇÃO
”A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”
(1º Congresso Brasileiro de Contabilidade)
OBJETO
O objeto da Contabilidade é o patrimônio das Empresas Econômico Administrativas.
OBJETIVO
O objetivo da Contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da Gestão do Patrimônio das Empresas Econômico Administrativas.
FINALIDADE
A principal finalidade da contabilidade, que também deve ser entendida como seu principal objetivo, é permitir a obtenção de informações Econômicas e Financeiras da Empresa. As informações de natureza Econômica compreendem os fluxos de Receitas e de Despesas, que geram Lucros ou Prejuízos e as variações no Patrimônio da Empresa. As informações de natureza Financeira abrangem os fluxos de caixa e do Capital de giro.
USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Todas as pessoas Físicas e Jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse como titulares (Sócios, Acionistas, Administradores, Governo, Fornecedores, Bancos etc.) na avaliação da situação e do desenvolvimento da Empresa.
TÉCNICAS CONTÁBEIS
_Escrituração: É o registro sistemático, em livros próprios, de todos os fatos administrativos que venham modificar o Patrimônio da Empresa. Esses registros são efetuados a partir de documentos idôneos como contas, recibos diversos, notas fiscais etc.
_Demonstrações Contábeis: São extratos gráficos de situações estáticas do Patrimônio ou parte específica do Patrimônio relativo a determinado lapso de tempo.
_Auditoria: É uma especialização da contabilidade que consiste em verificar através de métodos próprios, a confiabilidade das informações pela verificação da lisura, idoneidade e veracidade dos registros.
_Análise de Balanço: É uma especialização da contabilidade que busca, através de índices de análise em demonstrações